ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Semed seleciona cooperativas para fornecer alimentos da agricultura familiar

Produtos como frutas, hortaliças, leite, queijos, arroz e ovos serão destinados aos cardápios das escolas municipais

Por Prefeitura de Maceió Publicado em 22/06/2026 às 12:15
Alimentos da agricultura familiar vão compor cardápios da rede municipal de ensino Jonathan Lins/Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) publicou o resultado da chamada pública para a compra de alimentos da agricultura familiar destinados à alimentação escolar. Os produtos vão integrar os cardápios servidos aos estudantes por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A relação das entidades selecionadas foi divulgada em edição extraordinária do Diário Oficial do Município de sexta-feira (19).

Ao todo, sete cooperativas e associações foram habilitadas para fornecer alimentos que serão distribuídos às unidades de ensino. A lista de produtos inclui frutas como abacaxi, banana, goiaba, manga, melão, melancia e tangerina, além de hortaliças, raízes, polpas de frutas, leite, manteiga, queijos, arroz e ovos.

A Cooperativa Serrana da Agricultura Familiar (Coopserrana) e a Associação dos Agricultores Familiares do Sítio Santa Rita ficarão responsáveis pelo fornecimento de frutas, verduras, legumes e derivados da mandioca. A Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro) fornecerá polpas de frutas produzidas pela agricultura familiar.

Também foram selecionadas a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), para o fornecimento de leite em pó integral e manteiga; a Cooperativa do Vale do Paraíba, que ficará responsável por queijo coalho e queijo muçarela; a Cooperativa dos Beneficiadores de Arroz do Povoado Ipiranga (Coobapi), com o fornecimento de arroz; e a Cooperativa Agropecuária de Limoeiro de Anadia, responsável pelos ovos de galinha.

Segundo o material divulgado, a iniciativa amplia a variedade de alimentos nos cardápios escolares e fortalece a agricultura familiar, com valorização da produção local. A compra direta dos gêneros alimentícios contribui para a geração de renda de agricultores e cooperativas e garante produtos frescos e de qualidade para os estudantes.

A aquisição segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que prevê a destinação de, no mínimo, 45% dos recursos da alimentação escolar para a compra de produtos da agricultura familiar. A medida também contribui para o fortalecimento da economia local, incentiva o desenvolvimento sustentável e aproxima a produção rural da alimentação oferecida nas escolas.