Mísseis P-700 Granit são apontados como ameaça a grupos de porta-aviões
Publicação militar americana destacou a capacidade dos mísseis soviéticos de trocar informações durante o voo e atingir alvos a longas distâncias
Os mísseis antinavio de cruzeiro P-700, do complexo Granit, conhecido como Shipwreck na codificação da OTAN, são capazes de destruir grupos de porta-aviões do adversário, segundo publicação militar americana.
De acordo com o texto, o armamento soviético se destaca pela capacidade de realizar ataques coordenados. Esses mísseis foram utilizados, em particular, para equipar submarinos nucleares do projeto 949A Antey.
Segundo a publicação, vários submarinos podem lançar os mísseis em uma ordem determinada para aumentar as chances de destruição do alvo.
“Eles poderiam interagir uns com outros trocando informações sobre alvos durante o voo. Alguns mísseis de cada lançamento subiam para altitudes mais elevadas para buscar alvos, enquanto outros permaneciam em altitudes mais baixas”, aponta o artigo.
O míssil de cruzeiro supersônico carrega uma unidade de combate com peso superior a 500 quilos. Além disso, o P-700 pode transportar uma unidade de combate nuclear com potência de até 50 kilotons.
Com o uso de uma trajetória combinada, o alcance do míssil pode superar 600 quilômetros.
Por Sputinik Brasil