ORIENTE MÉDIO

Hezbollah afirma que reagirá a violações israelenses no Líbano

Naim Qassem declarou que Israel não permanecerá em solo libanês e criticou apoio dos EUA a Benjamin Netanyahu

Por Estadao Conteudo Publicado em 21/06/2026 às 17:12
© AP Photo / Hassan Ammar

O secretário-geral do Hezbollah, Naim Qassem, afirmou neste domingo, 21, que Israel não permanecerá no Líbano e que o grupo irá “confrontar qualquer violação” do território libanês. A declaração foi feita em discurso preparado para um evento e divulgado pelo Telegram.

“Permanecer em solo libanês é impossível, e não haverá zonas de segurança sob ocupação”, disse Qassem. “Temos um exército protegendo a soberania do Líbano e vamos lidar com isso”.

O chefe do Hezbollah também fez um alerta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o apoio ao que chamou de “ocupação pelo premiê Benjamin Netanyahu”. Ele criticou a postura do norte-americano e pediu o fim das hostilidades.

“Qualquer um que pense que Trump não pode parar a entidade sionista, é um tolo”, acrescentou.

As declarações ocorreram horas depois de Netanyahu afirmar que manterá zonas de segurança no Líbano “enquanto for necessário”.