MANIFESTAÇÃO NA ALEMANHA

Ato em Berlim cobra diálogo com Moscou e critica militarização da Europa

Organizada pela Aliança Sahra Wagenknecht, marcha reuniu cerca de 1.500 pessoas no centro da capital alemã neste sábado (20)

Por Sputnik Brasil Publicado em 20/06/2026 às 16:56
Manifestantes defendem paz e diálogo com a Rússia durante ato no centro de Berlim © Sputnik

Manifestantes defenderam a retomada de negociações diplomáticas com a Rússia, criticaram a expansão da Otan e pediram o fim das sanções contra Moscou.

Uma marcha pela paz e pelo diálogo com a Rússia reuniu cerca de 1.500 pessoas neste sábado (20), no centro de Berlim, na Alemanha. O ato foi organizado pela Aliança Sahra Wagenknecht (BSW) e contou com participantes que criticaram o aumento das tensões com Moscou.

Durante o percurso, os manifestantes carregaram cartazes com frases como "Nosso país deseja a paz", "Contra a política agressiva em relação à Rússia" e "Fora da Otan agora". Também foram exibidas faixas em defesa de relações pacíficas entre Alemanha e Rússia, do fim da corrida armamentista e da suspensão das sanções contra Moscou.

A manifestação ocorreu às vésperas do aniversário de 85 anos da invasão da União Soviética pela Alemanha nazista, em 1941. Ao fim do ato, os participantes depositaram flores no Monumento ao Soldado Soviético, no parque Tiergarten, em homenagem aos militares soviéticos mortos durante a Segunda Guerra Mundial.

Entre os participantes políticos estava Sevim Dagdelen, especialista em política externa da BSW. Nos discursos, representantes do partido defenderam a reconciliação e o diálogo com a Rússia, além de criticarem a postura do governo alemão diante do conflito.

Dagdelen afirmou que o governo da Alemanha deveria realizar uma cerimônia oficial em memória das vítimas da guerra e reconhecer a importância de evitar novos confrontos. Segundo ela, seria necessário reforçar a mensagem de que não deve haver uma nova escalada militar contra a Rússia.

De acordo com os organizadores, a manifestação teve como objetivo defender relações diplomáticas entre Berlim e Moscou e se posicionar contra a militarização da Europa. Alguns participantes levaram bandeiras com o símbolo da paz e bandeiras russas, enquanto os discursos destacaram a importância das negociações e do desarmamento.