AGRONEGÓCIO

Durigan afirma que governo buscará saída para apoiar o agro

Ministro disse na Câmara que a renegociação deve mirar a inadimplência sem beneficiar quem não precisa

Por Estadao Conteudo Publicado em 17/06/2026 às 12:29
Dario Durigan Renato Araújo / Câmara dos Deputados

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta quarta-feira, 17, que o governo vai buscar uma solução para apoiar o agronegócio brasileiro, sem direcionar ajuda a quem não precisa. A declaração foi feita durante participação em sessão das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

“Nós temos vários pontos em comum, e eu vou dizer, o governo vai achar uma solução, junto com o Congresso, pra estender a mão e ajudar o agronegócio brasileiro. Qual é a minha preocupação, e eu volto a dizer, é a gente errar na dose da ajuda”, afirmou o ministro.

Durigan declarou ainda que, se a renegociação não obrigar o governo a ajudar quem não precisa, ele irá conversar sobre o tema.

Segundo o ministro, é importante que a renegociação trate da inadimplência no agro, que cresceu, mas de forma construtiva, para não prejudicar o setor.

“Aumentou a inadimplência do agro, portanto nós precisamos olhar para renegociar a dívida e estender a mão pra quem tá inadimplente. Mas 95% do agronegócio brasileiro tá bem. 96% se for um pouco mais, 94%. Então, o que é importante que a gente faça? Que a gente olhe pra inadimplência do agro brasileiro, que são esses 6%”, completou Durigan.

Bets

Durigan disse que o governo defende a responsabilidade fiscal, e não necessariamente o Estado mínimo. Ele também voltou a prometer endurecer as regras contra bets, com “tolerância zero”, em comparação à política adotada para o cigarro.

MEI

O ministro afirmou ainda que o governo deve apoiar, em parceria com o Congresso, o aumento do limite de contratação de funcionários por microempreendedores individuais (MEI). A proposta é permitir que essas pessoas jurídicas possam contratar mais uma pessoa.