ECONOMIA INTERNACIONAL

Banco Mundial libera garantias para Argentina acessar até US$ 2 bilhões

Medida busca facilitar empréstimos comerciais ao país e apoiar o retorno aos mercados internacionais de capitais

Por Estadao Conteudo Publicado em 16/06/2026 às 19:04
Reprodução

O Banco Mundial anunciou nesta terça-feira, 16, a emissão de garantias que permitirão à Argentina acessar até US$ 2 bilhões em empréstimos comerciais. A iniciativa tem como objetivo apoiar o acesso da economia argentina aos mercados internacionais de capitais.

Segundo a instituição multilateral, o novo empréstimo terá prazo de seis anos, com três anos de carência. O Banco Mundial não informou outros detalhes sobre as condições da operação.

As garantias cobrirão 95% dos pagamentos do serviço da dívida do empréstimo comercial. De acordo com comunicado do banco, a medida permitirá que a Argentina reduza os custos de empréstimo e fortaleça a gestão da dívida pública.

“Essa estrutura inovadora de garantias ajuda a fazer a ponte para o retorno do país aos mercados internacionais de capitais, mobilizando financiamento em condições mais acessíveis, ao mesmo tempo em que apoia reformas que impulsionam o investimento privado, a produtividade e a resiliência de longo prazo”, afirmou a vice-presidente do Banco Mundial para América Latina e Caribe, Susana Cordeiro Guerra.

Nas últimas semanas, a Fitch e a S&P Global elevaram a classificação de risco da Argentina para “B-”, citando a melhora do quadro fiscal do país e o avanço das reformas estruturais.