TRANSPORTE

Falha na Linha 2-Verde causa lentidão em três linhas do Metrô de São Paulo

Problema nas portas de plataforma foi registrado na manhã desta terça-feira e afetou também as linhas 1-Azul e 15-Prata

Por Estadao Conteudo Publicado em 16/06/2026 às 11:09
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Uma falha técnica no sistema de portas de plataforma da Linha 2-Verde causou transtornos aos passageiros do Metrô de São Paulo na manhã desta terça-feira, 16. O problema também afetou temporariamente a operação das linhas 1-Azul e 15-Prata.

De acordo com a companhia, a ocorrência foi registrada por volta das 6h40 nas estações Vila Prudente, Sacomã e Tamanduateí. Para evitar excesso de passageiros nas plataformas e nos pontos de integração, o Metrô adotou velocidade reduzida e aumentou o tempo de parada dos trens nas três linhas.

A falha teve reflexos em diferentes regiões da rede durante o horário de pico da manhã. Nas redes sociais, usuários relataram dificuldades para embarcar e divulgaram imagens de plataformas lotadas, além de aglomerações em escadas rolantes e áreas de circulação das estações.

O Metrô informou que equipes de manutenção foram acionadas para solucionar o problema. Às 9h57, a companhia anunciou a normalização da circulação dos trens na Linha 2-Verde e o fim das restrições operacionais nas linhas 1-Azul e 15-Prata.

Em nota divulgada após a retomada da operação normal, o Metrô afirmou que disponibiliza em seu site uma declaração de ocorrência para os passageiros afetados. “O Metrô pede desculpas aos passageiros pelos transtornos provocados e disponibiliza no site da companhia declaração de ocorrência para eventuais justificativas”, informou a companhia.