ARQUEOLOGIA

Caverna pré-histórica lacrada revela vestígios raros em Israel

Sítio próximo a Fureidis tem entre 400 mil e 250 mil anos e preserva ferramentas de pedra, ossos de animais e sinais de água próxima

Por Sputnik Brasil Publicado em 13/06/2026 às 02:30
Caverna pré-histórica perto de Fureidis, em Israel, preserva vestígios raros © telegram SputnikBrasil

Arqueólogos descobriram uma caverna pré-histórica perto de Fureidis, em Israel, com idade estimada entre 400 mil e 250 mil anos, segundo a revista Archaeology News.

O local teria permanecido lacrado desde a cultura Acheulo-Yabrudiana, o que preservou vestígios humanos em condições consideradas raras. A caverna remonta ao Paleolítico Inferior, período anterior à expansão de neandertais e humanos modernos.

No interior do sítio foram encontrados machados, raspadores e lâminas de pedra, além de ossos de animais e sinais de água próxima. Os achados indicam o uso recorrente do espaço por caçadores-coletores.

A preservação do local permite analisar atividades e padrões sociais com mais detalhes. Os pesquisadores planejam aprofundar os estudos e abrir o sítio ao público.

Por Sputinik Brasil