Lula critica entraves para ampliar crédito à população pobre
Presidente fez a declaração durante o lançamento do Move Brasil, linha de crédito para entregadores motociclistas e ciclistas
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta sexta-feira, 12, que considera difícil tratar o povo pobre no Brasil porque, segundo ele, o país “está cheio de leis”. A declaração foi feita durante discurso no lançamento do Move Brasil, nova linha de crédito voltada para entregadores motociclistas e ciclistas.
"É muito difícil tratar do povo pobre, gente. Está cheio de lei, está cheio de vírgula, está cheio de impedimento. Parece que tudo é difícil", disse Lula.
O presidente afirmou que, em seu governo, uma população pobre tem acesso a crédito. Ele também disse que o Banco do Brasil e a Caixa terão 30 dias para organizar o atendimento aos trabalhadores que buscam o financiamento.
“Porque se for um burocrata que não tenha vontade, qualquer problema que você tenha, não pode. Não. O cara tem que falar, tem um problema, eu vou ajudar vocês a consertar esse problema, eu vou tentar resolver, eu não vou deixar vocês sem moto. Isso é o cara proativo”, declarou.
Lula também afirmou que o governo empresta muito dinheiro a empresários que, segundo ele, às vezes dão calote, e defendeu que não há motivo para impedir o acesso ao crédito pelos mais pobres.
"O governo assumiu a responsabilidade de ser fiador. Se a gente empresta tanto dinheiro para os empresários, que muitas vezes dá calote, porque é que a gente não pode emprestar para o povo pobre desse País?", completou o presidente da República.