Banco Central do Uruguai aprova compra do HSBC local pelo BTG Pactual
Operação anunciada em julho de 2025 prevê cerca de US$ 175 milhões, com valor sujeito a ajustes até o fechamento do negócio
O BTG Pactual informou nesta quarta-feira, 11, que recebeu autorização do Banco Central do Uruguai (BCU) para adquirir o HSBC local. A transação, anunciada em julho de 2025, inclui também instrumentos adicionais de capital, em um montante aproximado de US$ 175 milhões.
Segundo o banco, o valor poderá ser ajustado para refletir os resultados da operação entre 31 de dezembro de 2024 e a data de fechamento do negócio.
A aquisição integra a estratégia de crescimento internacional do BTG Pactual e de ampliação de sua presença na América Latina.
"Após a conclusão da transação, iniciaremos uma nova etapa de integração da operação local à plataforma global do BTG, ampliando também o acesso de clientes e investidores locais às oportunidades globais da nossa plataforma", afirmou Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual, em comunicado divulgado à imprensa.
Atualmente, a instituição mantém operações no Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Argentina. O banco também está presente na Europa e nos Estados Unidos, onde passou a atuar com licença bancária após concluir, em janeiro deste ano, a aquisição do M.Y. Safra Bank.
Para Constantino Gotsis, CEO do HSBC Uruguai, a aprovação do BCU "abre um novo capítulo para o fortalecimento e crescimento do sistema financeiro uruguaio".
Até a conclusão da transação, o banco seguirá como parte do Grupo HSBC e continuará focado no atendimento aos clientes durante o período de transição.