OPERAÇÃO POLICIAL

PF apreende celulares para coibir violência infantojuvenil na internet

Geral, Rio de Janeiro, Internet, Crianças e Adolescentes

Publicado em 09/06/2026 às 07:10

Operação da Polícia Federal em Niterói, região metropolitana do Rio, apreendeu dois celulares. A especificamente era identificar autores de crimes de armazenamento e compartilhamento de arquivos com cenas de violência sexual infantojuvenil na internet. Os aparelhos serão submetidos a perícia técnica criminosa. 

Na ação desta segunda-feira (8) no bairro do Fonseca, os agentes da Delegacia da Polícia Federal em Niterói cumpriram mandato de busca e apreensão expedida pela 2ª Vara Penal Federal de Niterói.

Notícias relacionadas:

O investigado poderá responder pela prática dos crimes de armazenamento e compartilhamento de cenas de abuso sexual infantil, sem prejuízo de outros delitos que venham a ser identificados no curso das investigações.

Embora o termo pornografia ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) , a comunidade internacional adota preferencialmente as expressões abuso sexual de crianças e adolescentes ou violência sexual de crianças e adolescentes, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.

Orientação

A Polícia Federal orienta pais e responsáveis ​​a monitorar o uso da internet por crianças e adolescentes, como forma de reduzir riscos e proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que os jovens comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção.