FÁBRICA

Brasil terá nova fábrica de mísseis até o fim do ano, afirma mídia

Publicado em 05/06/2026 às 13:42
© Cap. Evaldo / Exército Brasileiro

Uma fábrica de mísseis antinavio, na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, iniciará suas atividades a partir de novembro, de acordo com uma matéria da Revista Exame.

Localizada na cidade de Caçapava, a planta industrial da empresa SIATT permitiu a expansão da produção em escala industrial.

Em entrevista ao site de notícias, o presidente da empresa Edge e dona da SIATT, Rodrigo Torres, informou que a fábrica será maior da América Latina.

"É uma fábrica que pode produzir até oito mísseis antinavio por mês. A previsão é inaugurada em novembro."

Há duas semanas a empresa fez a primeira entrega para o Exército do Brasil de mísseis contra tanques.

MANSUP

Nomeado de MANSUP (Míssil Antinavio Nacional), esse tipo de míssil é um dos projetos estratégicos mais importantes da indústria brasileira de defesa no setor de mísseis.

Desenvolvido para a Marinha do Brasil, o armamento foi concebido com tecnologia nacional e sem dependência de componentes críticos estrangeiros, reduzindo riscos de embargos internacionais.

Em junho de 2025, a SIATT firmou contrato com a Marinha para fornecer o míssil às novas fragatas da classe Tamandaré, com integração prevista após testes em 2024. O programa prioriza a nacionalização de 95% dos componentes até 2030

O míssil já passou por testes de lançamento a partir da Fragata Independência. Na versão atual, possui alcance estimado de 70 quilômetros.

O Grupo EDGE, dos Emirados Árabes Unidos, que adquiriu participação na SIATT em 2023, agora avança no MANSUP-ER, utilizando dados técnicos brasileiros para ampliar o alcance além dos 70 milhas da versão básica.

O sistema também poderá ser integrado em plataformas terrestres, submarinos e lançadores como o Astros II. Para a Argentina, o MANSUP aparece como alternativa para recuperar capacidades de ataque naval consideradas limitadas atualmente.


Por Sputinik Brasil