CRISE NA DEFESA BRITÂNICA

Liderança da OTAN considera que o Reino Unido está ocupado com 'disparates' em vez de investir em defesa

Publicado em 01/06/2026 às 10:42
Liderança da Otan critica atrasos do Reino Unido em plano bilionário de defesa por disputas políticas. © AP Photo / Sergei Grits

A liderança da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) acredita que Londres está ocupada com "disparates" e lutas por poder, o que atrasa investimentos na indústria de defesa, relata jornal britânico The i Paper, com referência a fontes.

O artigo observa que altos funcionários da Aliança Atlântica consideram uma "incompetência" os atrasos na publicação de um plano britânico essencial para investimentos multimilionários em defesa.

"Há uma sensação de que mais atenção está sendo dada a todos os tipos de disparates. O drama político atual, causado pelo egocentrismo, só se prolonga. Isso é ridículo", disse ao jornal uma fonte na liderança da OTAN.

O Plano de Investimento da Defesa deveria ser publicado no outono de 2025, mas devido a uma lacuna no orçamento de defesa de cerca de 38 bilhões de dólares (R$ 192 bilhões), o documento ainda não foi publicado.

Espera-se que o plano projetado para 10 anos distribua cerca de 300 bilhões de libras esterlinas (R$ 2,043 trilhões) de investimento ao complexo militar-industrial do país.

Fontes militares sêniores relataram que a luta política em torno dos apelos à renúncia do primeiro-ministro Keir Starmer está atrasando a adoção do plano. Uma fonte relatou que o Ministério da Defesa estava "lutando pelas migalhas da mesa do Ministério das Finanças".


Por Sputinik Brasil