VIOLÊNCIA SEXUAL

Menina de 12 anos denuncia estupro coletivo cometido por oito adolescentes no Rio

Crime foi registrado em Campo Grande, zona oeste da capital fluminense. Polícia já identificou todos os suspeitos e investiga o caso.

Publicado em 15/05/2026 às 18:06
Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) Reprodução / AMARJ

Alerta: O texto a seguir trata de temas sensíveis, como violência infantil, violência sexual e estupro de vulnerável. Se você ou alguém que conhece está passando por essa situação, denuncie pelo Disque 100 ou ligue 190.

Uma menina de 12 anos denunciou ter sido vítima de estupro coletivo envolvendo oito adolescentes, nesta quarta-feira (13), em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. O caso está sob investigação da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Campo Grande. A vítima foi encaminhada para exames e recebe acompanhamento psicossocial.

Segundo a Polícia Civil do Estado do Rio, a denúncia foi feita pela mãe da criança, que procurou a delegacia. "A partir da comunicação do crime, a unidade iniciou imediatamente um intenso trabalho investigativo e, em poucas horas, conseguiu identificar todos os oito menores envolvidos", informou a corporação em nota.

A reportagem tenta contato com a defesa dos adolescentes. Os nomes dos supostos infratores foram preservados por se tratarem de menores de idade.

De acordo com a polícia, desde o registro da ocorrência, foram realizadas diligências ininterruptas, levantamentos de inteligência e oitivas, o que permitiu esclarecer a dinâmica dos fatos e individualizar a participação de cada envolvido. Os detalhes do caso não foram divulgados para proteger a vítima e não prejudicar as investigações.

A titular da delegacia representou pela busca e apreensão do grupo. Não foi informado se os adolescentes já foram localizados ou detidos. Caso o crime seja confirmado, eles responderão por ato infracional análogo ao estupro de vulnerável. "Outras diligências estão em andamento para apuração total do caso", destacou a Polícia Civil.

Caso semelhante em fevereiro

Em fevereiro deste ano, cinco jovens — um deles menor de idade — foram acusados de estuprar uma garota de 17 anos em um apartamento em Copacabana, zona sul do Rio. O crime ocorreu em janeiro. Segundo a denúncia, a vítima foi convidada pelo menor para ir ao local e, enquanto estavam no quarto, ele permitiu a entrada dos outros, sem consentimento da jovem. Todos participaram do estupro, conforme relato.

Os acusados, de classe média alta, tiveram prisão decretada e se apresentaram à polícia, respondendo presos aos processos. O adolescente foi condenado à medida de internação por um período inicial de seis meses. A defesa dos acusados nega a participação nos crimes.