Maceió é destaque na Mostra Nacional de Experiências Exitosas do PET-Saúde, Edição Equidade, em Brasília (DF)
Iniciativa realizada pela SMS, em parceria com o Cesmac, foi uma das 27 ações agraciadas, entre 270 trabalhos de todo o país
A Secretaria de Saúde de Maceió marcou presença, nos dias 13 e 14 de maio, na 3ª Edição do Encontro Nacional do Programa de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do SUS, em Brasília (DF).
A atividade reuniu iniciativas de todo o país e teve a finalidade de consolidar as ações do Governo Federal para combater opressões estruturais (machismo/racismo) na força de trabalho da saúde.
Na oportunidade, a SMS – que desenvolve as ações do Programa em Maceió, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e o Centro Universitário Cesmac – recebeu o reconhecimento do Ministério da Saúde com a premiação do trabalho “Construindo Laços na Teia da Diversidade: relato de experiência do curso de multiplicadores (as) em equidade para trabalhadores (es) do SUS em Maceió”.
O trabalho – agraciado entre as 270 experiências selecionadas para a Mostra Nacional de Experiências Exitosas do PET-Saúde, Edição Equidade – foi apresentado pela nutricionista e preceptora do PET-Saúde Equidade do Cesmac, Taisa Carla Lira de Jesus Lino, que atua na Equipe Multiprofissional da SMS (eMulti Maceió).

Em sua explicação, Taisa Lino falou sobre a iniciativa, realizada durante seis meses com 55 trabalhadores (as) e futuros (as) trabalhadores (as) do SUS, por meio de curso de formação, que estimulou a implementação de políticas de equidade no SUS, especialmente para a população negra, LGBTQIAPN+, mulheres e PCDs, possibilitando o fortalecimento de estratégias institucionais, com a organização de um manual, com bases conceituais e orientações metodológicas para a multiplicação do processo educativo.
“Como representante da gestão da SMS no Encontro, foi muito gratificante poder demonstrar o compromisso de Maceió em incluir na agenda a temática da equidade no trabalho e educação na saúde, principalmente, após esse reconhecimento do Ministério do Trabalho, que nos impulsiona ainda mais para novas ações”, ressaltou a técnica responsável pela eMulti Maceió, Kelly Luz.

