ANP adia debate sobre fracionamento de botijões de gás de cozinha
Discussão sobre mudanças nas resoluções que permitem enchimento fracionado foi retirada da pauta devido à ausência de diretor.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) retirou da pauta a discussão sobre possíveis alterações nas Resoluções nº 957 e 958/2023. As normas tratam da liberação do enchimento fracionado de botijões de gás de cozinha (GLP) e da possibilidade de que os vasilhames sejam recarregados por diferentes distribuidores, medida que encontra resistência dentro do setor.
Segundo o diretor-geral da ANP, Artur Watt, a decisão de retirada ocorreu devido à ausência justificada do diretor Pietro Mendes, que havia solicitado vistas do processo.
De acordo com as normas da agência, o tema deverá retornar à pauta da próxima reunião, já com a participação do diretor ausente.
Fontes ouvidas pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) afirmam que a simples abertura de consulta pública sobre o tema poderia levar distribuidoras a suspenderem a compra de novos botijões, mantendo obrigações relativas aos recipientes já em circulação.