Serviços registram queda de 0,7% no 1º trimestre de 2026, aponta IBGE
Desempenho negativo interrompe sequência de resultados positivos e marca pior recuo desde 2020
O volume de serviços prestados no Brasil recuou 0,7% no primeiro trimestre de 2026 em relação ao quarto trimestre de 2025, conforme dados divulgados nesta sexta-feira, 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Mensal de Serviços.
“A queda interrompe uma sequência grande de taxas positivas. A última vez que a Pesquisa Mensal de Serviços havia registrado taxa negativa foi no primeiro trimestre de 2023, quando houve recuo de 0,5%”, explicou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE.
Segundo o IBGE, o resultado representa o recuo trimestral mais intenso desde o segundo trimestre de 2020, período marcado pelo impacto inicial da pandemia de covid-19, quando o setor tombou 16%.
A retração no início de 2026 foi influenciada principalmente pela queda de 1,2% nos serviços em março, em comparação com fevereiro, acrescentou Lobo.
Apesar do desempenho negativo no trimestre, na comparação com o mesmo período do ano anterior, os serviços cresceram 2,3% no primeiro trimestre de 2026.