ELEIÇÕES NOS EUA

Descontentamento com economia aumenta pressão sobre Trump e republicanos, aponta pesquisa

Maioria dos americanos responsabiliza políticas de Trump pelo aumento do custo de vida e teme recessão, mostra levantamento da CNN.

Publicado em 12/05/2026 às 14:21
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

A percepção negativa dos americanos em relação à economia persiste e tende a intensificar a pressão sobre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o Partido Republicano às vésperas das eleições legislativas de 2026, segundo pesquisa CNN/SSRS divulgada nesta terça-feira, 12.

O levantamento revela que 55% dos entrevistados apontam a economia e o custo de vida como os principais problemas do país atualmente. Além disso, 77% afirmam que as políticas de Trump aumentaram o custo de vida em suas comunidades, um avanço significativo em relação aos 60% registrados em abril de 2025.

A aprovação do republicano na área econômica segue baixa: apenas 30% aprovam sua condução da economia, enquanto 70% desaprovam. No quesito inflação, a aprovação cai para 26%, e, em relação aos preços da gasolina, para 21%. Quanto à atuação do presidente diante da classe média, 33% aprovam e 67% desaprovam.

A pesquisa também destaca um aumento do pessimismo econômico: 69% acreditam que os Estados Unidos provavelmente entrarão em recessão no próximo ano, enquanto 65% avaliam que as políticas de Trump pioraram as condições econômicas do país.

Os entrevistados ainda dizem respeito a assuntos recentes sobre as finanças pessoais. Para 75%, a guerra com o Irã tem efeito negativo em sua situação financeira. Já 65% afirmam que tarifas mais altas sobre produtos estrangeiros prejudicam suas finanças.

Apesar do desgaste republicano em temas ligados ao custo de vida, o eleitorado permaneceu dividido sobre qual partido teria melhor desempenho na condução da economia. Os democratas aparecem com 35% das preferências nessa área, contra 33% dos republicanos, enquanto 32% dizem não confiar em nenhum dos dois partidos.

Na disputa genérica para o Congresso, os democratas têm leve vantagem: 45% dos eleitores registrados afirmam que votariam em candidatos democratas, ante 42% que escolheriam republicanos.

A pesquisa foi realizada entre 30 de abril e 4 de maio, com 1.499 adultos nos Estados Unidos, e apresenta margem de erro de 2,8 pontos percentuais.