CONFLITO NO LESTE EUROPEU

Putin propõe cessar-fogo na Ucrânia durante comemorações do 'Dia da Vitória'

Presidente russo sugere pausa temporária nos combates em 9 de maio; proposta teria apoio dos EUA e ocorre em meio a tensões e novos pacotes de ajuda à Ucrânia.

Publicado em 29/04/2026 às 18:51
O presidente da Rússia, Vladimir Putin Reprodução

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs um cessar-fogo temporário na Ucrânia durante o 'Dia da Vitória', celebrado em 9 de maio, data que marca o triunfo soviético sobre a Alemanha nazista em 1945, ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Segundo Putin, a sugestão foi discutida e aprovada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em conversa telefônica realizada nesta quarta-feira, 29.

De acordo com o assessor diplomático do Kremlin, Yuri Ushakov, Putin está disposto a declarar o cessar-fogo durante as comemorações. Ushakov afirmou que Trump "apoiou ativamente esta iniciativa" para um dia que "comemora nossa vitória comum".

O 'Dia da Vitória' é um dos raros eventos históricos unanimemente reverenciados por todos os grupos políticos russos desde o período pós-soviético. As celebrações costumam reunir grandes desfiles militares na Praça Vermelha, em Moscou, e em cidades importantes do país, exibindo os mais modernos armamentos, tanques e mísseis balísticos intercontinentais.

Em 2024, no entanto, as festividades serão reduzidas por questões de segurança, diante do risco de ataques ucranianos. Desde 2023, a Ucrânia se distanciou da tradição russa e passou a celebrar a vitória de 1945 em 8 de maio, alinhando-se aos países ocidentais.

UE aprova empréstimo para a Ucrânia

Na semana passada, a União Europeia aprovou um pacote substancial de empréstimos para apoiar a Ucrânia em suas necessidades econômicas e militares pelos próximos dois anos, devido ao prolongamento da guerra. O bloco também sancionou uma nova rodada de sanções contra a Rússia.

A Ucrânia depende urgentemente dos 90 bilhões de euros (US$ 106 bilhões) aprovados pela UE para sustentar sua economia abalada pelo conflito e manter as forças russas sob controle.

A aprovação política do pacote ocorreu após a retomada do fluxo de petróleo russo para a Eslováquia pelo oleoduto Druzhba, que atravessa território ucraniano. O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, classificou o retorno do fornecimento como "boa notícia".

A Ucrânia e a maioria dos aliados europeus se opõem à importação de petróleo russo, que financia a guerra de Putin contra a Ucrânia, atualmente em seu quinto ano. No entanto, Hungria e Eslováquia seguem dependendo da Rússia para suprir suas necessidades energéticas, diferentemente do restante da União Europeia.

Com agências internacionais