Serra Catarinense registra recorde de frio com marcas abaixo de zero nesta terça-feira
São Joaquim marcou -3,3°C ao amanhecer; Defesa Civil alerta para mudança brusca no tempo e risco de temporais isolados nas próximas horas\
As cidades da Serra de Santa Catarina amanheceram sob o domínio de uma massa de ar frio que derrubou as temperaturas nesta terça-feira (28 de abril). Segundo dados da Epagri/Ciram, o estado registrou as menores marcas de 2026 até o momento, com os termômetros atingindo patamares negativos em diversos municípios da região serrana.
Ranking do Frio
São Joaquim liderou o ranking das baixas temperaturas, registrando -3,33°C por volta das 6h. A paisagem mudou também em Urupema, tradicionalmente conhecida como a cidade mais fria do país, onde os termômetros marcaram -2,24°C e houve formação de geada.
Confira os registros das principais cidades:
|
Cidade |
Temperatura Registrada |
Fenômeno |
|
São Joaquim |
-3,33°C |
Recorde do ano |
|
Urupema |
-2,24°C |
Geada |
|
Bom Jardim da Serra |
-1,81°C |
Frio intenso |
|
Urubici |
-1,07°C |
Marcas negativas |
Alerta de Temporais
Apesar do amanhecer gelado e ensolarado em alguns pontos, a estabilidade climática tem data para acabar. A Defesa Civil emitiu um alerta para a chegada de instabilidades a partir da noite desta terça-feira. O risco é considerado moderado para ocorrências meteorológicas.
"A previsão indica que as instabilidades devem se intensificar ao longo de quarta-feira (29), com possibilidade de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo", informou o órgão monitorador.
A população deve ficar atenta a possíveis alagamentos, queda de galhos e destelhamentos. Em caso de danos na rede elétrica ou emergências, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a própria Defesa Civil (199).