JUSTIÇA ELEITORAL

PT, PV e PCdoB pedem ao TSE remoção de perfil de IA crítico a Lula nas redes sociais

Federação Brasil de Esperança alega que 'Dona Maria', personagem criada por inteligência artificial, pode ser confundida com pessoa real ao atacar o governo Lula.

Publicado em 27/04/2026 às 01:38
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva CC BY 2.0 / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert /

PT, PV e PCdoB solicitaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a remoção das redes sociais do perfil 'Dona Maria', uma personagem criada por inteligência artificial que tem como foco criticar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na ação protocolada, as legendas que compõem a Federação Brasil de Esperança – Fé Brasil argumentam que a personagem simula uma mulher negra, de meia-idade e utiliza linguagem chula, o que pode induzir o público a acreditar que se trata de uma pessoa real.

Segundo os partidos, embora exista um vídeo inicial mencionando que 'Dona Maria' não é uma pessoa real, essa informação não está presente nas publicações subsequentes, facilitando a confusão dos usuários das redes sociais.

A ação pede que o TSE determine a suspensão do perfil em todas as plataformas digitais para evitar a propagação de conteúdos potencialmente enganosos.

Por Sputnik Brasil