AGRONEGÓCIO

Alckmin promete aprimorar seguro rural com responsabilidade fiscal na Agrishow

Vice-presidente anuncia medidas para o setor agropecuário, incluindo crédito facilitado e incentivo às exportações

Publicado em 26/04/2026 às 14:34
Geraldo Alckmin Reprodução

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, durante a abertura oficial da 31ª edição da Agrishow neste domingo (26), comprometeu-se a aprimorar o seguro rural, ressaltando que o governo fará isso com responsabilidade fiscal. A declaração foi dada logo após Arnaldo Jardim, vice-presidente da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), reforçar o pedido por melhorias no seguro, que atualmente cobre apenas 7,8% da área plantada, segundo o deputado.

"Vamos melhorar o seguro rural com toda a responsabilidade fiscal", afirmou Alckmin, acrescentando que o governo também está desenvolvendo um programa para renegociar dívidas do setor agrícola, abrangendo tanto produtores adimplentes quanto inadimplentes. "Teremos um programa para renegociar dívidas rurais, para adimplentes e inadimplentes", reforçou.

O vice-presidente destacou ainda que o setor agropecuário será amplamente beneficiado com a entrada em vigor, a partir de 1º de maio, de mais de 500 produtos com tarifas zeradas, ampliando o potencial das exportações brasileiras.

Alckmin também anunciou a liberação de uma linha de crédito de R$ 10 bilhões para financiamento de máquinas e implementos agrícolas, com juros baixos, a serem disponibilizados em até três semanas. "O governo está fazendo o Move Agrícola, com juros de um dígito via Finep. São R$ 10 bilhões para financiar máquinas agrícolas pela própria Finep ou parceiros", explicou, informando que o Banco do Brasil atuará em conjunto com a Finep no programa.

Outro ponto ressaltado pelo vice-presidente foi a reforma tributária, que prevê a desoneração total das exportações, facilitando investimentos e impulsionando o crescimento do PIB.

Sobre a política monetária, Alckmin lembrou que, quando o Banco Central cogitou flexibilizar a taxa de juros, a guerra no Irã teve início. Segundo ele, o próprio BC afirma que, neste momento, não está flexibilizando, mas calibrando a taxa.

Por fim, Alckmin mencionou a ampliação da mistura de etanol à gasolina, de 30% para 32%, medida que, além de evitar alta nos preços dos combustíveis fósseis, contribui para o meio ambiente e gera empregos na indústria sucroalcooleira.