MACEIÓ

Prefeito Rodrigo Cunha entrega novo Ecoponto no Petrópolis e reforça combate ao descarte irregular em Maceió

Equipamento é o oitavo instalado na capital e amplia estrutura para destinação correta de resíduos

Publicado em 25/04/2026 às 18:05
Prefeito Rodrigo Cunha entrega novo Ecoponto no Petrópolis. Felipe Sóstenes/ Secom Maceió

O prefeito Rodrigo Cunha transmitiu, neste sábado (25), mais um Ecoponto em Maceió, desta vez no bairro de Petrópolis. Com a nova unidade, a capital passa a contar com oito equipamentos especiais para coleta de resíduos volumosos, fortalecendo o combate ao descarte irregular em vias públicas, praças e terrenos baldios.

Durante a entrega, o prefeito destacou a importância da iniciativa para a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população.

"Estamos ampliando uma rede essencial para manter uma cidade limpa e organizada. O Ecoponto é uma solução prática para o cidadão descartar corretamente seus resíduos e, ao mesmo tempo, contribuir diretamente para a saúde pública e a preservação do meio ambiente. Esse é um compromisso de nossa gestão com uma Maceió mais sustentável", afirmou Rodrigo Cunha.

Ecoponto Petrópolis é o oitavo equipamento em Maceió. Foto: Felipe Sóstenes/ Secom Maceió
Ecoponto Petrópolis é o oitavo equipamento em Maceió. Foto: Felipe Sóstenes/ Secom Maceió

O novo Ecoponto, assim como os demais espalhados pela cidade, recebe gratuitamente móveis velhos, resíduos de construção civil e restos de podas de árvores (até um metro cúbico), evitando que esses materiais sejam descartados de forma irregular.

O diretor-presidente interino da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), João Paulo Nunes, reforçou a importância da contribuição da população.

"A gente pede que o cidadão que contrata um carroceiro tenha a certeza de que o material será entregue em um desses locais e não despejado de forma irregular. Assim, conseguir cuidar melhor da nossa cidade e garantir a destinação correta dos sólidos sólidos", ressaltou.

A gestão dos Ecopontos, realizada pela Alurb, tem apresentado resultados positivos. No primeiro trimestre deste ano, foi registrada uma redução de 20% no descarte irregular em comparação com o mesmo período de 2025, resultado também das ações de educação ambiental e fiscalização.

O Ecoponto Petrópolis está localizado na Avenida Jorge de Lima, após o Residencial Parque Petrópolis III, e funciona todos os dias, das 6h às 18h.

Endereços dos Ecopontos em Maceió:

  • Pajuçara: Rua Campos Teixeira, nº 476;
  • Tabuleiro: Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão;
  • Dique Estrada: Av. Governador Teobaldo Barbosa – Vergel do Lago;
  • Santa Lúcia: Avenida Oswaldo Ramos, 912 – Jardim Petrópolis;
  • Gruta de Lourdes: Rua Antônio Menezes de Araújo Lemos, 143;
  • Santa Maria: Av. Lourival Melo Mota, Conjunto Santa Maria, s/n – Cidade Universitária;
  • PDR Feitosa: Rua André Cardoso Borba, 366/394 – Feitosa;
  • Petrópolis: Avenida Jorge de Lima – Petrópolis.