Ouro recua com alta dos juros dos Treasuries e tensões no Oriente Médio
Cotação do metal precioso cai diante do aumento das taxas dos títulos americanos e escalada de incertezas na região
O ouro fechou na baixa quinta-feira, 2 nesta3, pressões pelo aumento dos juros dos Tesouros nos Estados Unidos e pela intensificação das tensões no Oriente Médio, que elevaram as incertezas sobre o desfecho do conflito, mesmo após a extensão do acordo de cessar-fogo.
Na Comex, divisão de metais da bolsa de Nova York (Nymex), o ouro para junho encerrou o preço com queda de 0,61% , cotado a US$ 4.724,0 por onça-troy. A prata para maio também recuou, registrando baixa de 3,15% , a US$ 75.504.
Os Estados Unidos adotaram uma postura mais rígida e anunciaram a apreensão de navios petroleiros ligados ao Irã em águas asiáticas. O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira ter o “controle total” do Estreito de Ormuz, destacando que “nenhum navio pode entrar ou sair sem a aprovação da Marinha dos Estados Unidos”. Trump ainda declarou ter ordenado que militares atirem contra embarcações que estivessem instalando minas na rota marítima.
Por sua vez, o presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Ghalibaf, declarou nas redes sociais que a reabertura do Estreito não será possível diante de uma "violação flagrante do cessar-fogo". Ele ressaltou que um acordo de trégua completo só fará sentido se não houver "violação pelo cerco marítimo e pelo sequestro da economia mundial".
Analistas do Deutsche Bank observam que a "ausência de negociações de paz" entre Estados Unidos e Irã leva os investidores a prever um conflito prolongado, bem como um bloqueio mais duradouro do Estreito de Ormuz. “As últimas ações apontam para uma escalada”, avaliam os especialistas.
Enquanto isso, Líbano e Israel devem iniciar nesta quinta-feira uma nova rodada de negociações para tentar ampliar a trégua. No entanto, segundo a imprensa internacional, os libaneses não aceitarão um novo acordo sem a retirada total das forças israelenses.
Com informações da Dow Jones Newswires.