SAÚDE E EDUCAÇÃO

Governo federal promove semana de vacinação em mais de 100 mil escolas públicas

Ação nacional busca ampliar cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, com aplicação de diversas vacinas nas escolas até 31 de maio.

Publicado em 22/04/2026 às 18:07
Reprodução / Agência Brasil

O governo federal realiza, entre os dias 24 e 30 de abril, uma semana de vacinação em escolas públicas de todo o País, como parte do Programa Saúde na Escola. A expectativa é de que a iniciativa alcance 27 milhões de alunos em 104,9 mil escolas públicas. Apesar do foco na última semana de abril, a vacinação nessas instituições seguirá disponível até 31 de maio.

A medida visa ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes de 9 meses a 15 anos, facilitando o acesso às vacinas. Estarão disponíveis as seguintes imunizações:

Tríplice viral;
Tríplice bacteriana (DTP);
Febre amarela;
HPV;
Meningocócica ACWY;
Covid-19.

Para receber as vacinas, os estudantes precisarão apresentar autorização dos pais ou responsáveis. Jovens de até 19 anos também poderão atualizar a vacinação contra o HPV durante o período.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a vacinação nas escolas facilita a rotina das famílias, já que muitos pais enfrentam dificuldades para levar os filhos aos postos de saúde devido aos horários de trabalho. Padilha reforçou a importância de combater a desinformação sobre vacinas: "Eu não aplicaria na minha filha todas as vacinas disponíveis no SUS se eu não tivesse confiança", afirmou.

Atualmente, 81,2% dos municípios brasileiros promovem ações de vacinação em escolas. Entre os desafios para ampliar o alcance da iniciativa, o Ministério da Saúde cita a resistência de alguns pais e o desconforto de profissionais de saúde em atuar nas escolas, entre outros fatores.

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, destacou: "É fundamental que as crianças se vacinem na idade adequada, na primeira infância".

Escolas privadas

O ministro Alexandre Padilha informou que a vacinação também pode ser estendida às escolas particulares por meio de parcerias com o SUS. A pasta pretende retomar um acordo com entidades representativas das escolas privadas para promover ações do Programa Saúde na Escola, focando na vacinação e na promoção de alimentação saudável.

"Temos capacidade de indução financeira para as redes públicas, mas isso não impede que as equipes visitem as escolas privadas", explicou. "Vamos procurar as escolas particulares para retomar esse acordo."

Além da campanha nas escolas, o Ministério da Saúde intensificou o envio de alertas sobre vacinação para celulares dos brasileiros. Em 2024, já foram enviadas mais de 39 milhões de mensagens sobre imunização, sendo cerca de 10,2 milhões via WhatsApp.