DIPLOMACIA POLICIAL

Diretor da PF retira credenciais de agente dos EUA por princípio de reciprocidade

Decisão ocorre após medida semelhante dos Estados Unidos contra delegado brasileiro que atuava na Flórida

Publicado em 22/04/2026 às 15:14
Diretor da PF retira credenciais de agente dos EUA após medida semelhante contra delegado brasileiro. © Foto / Divulgação Polícia Federal

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, anunciou nesta terça-feira (22) a retirada das credenciais de um agente dos Estados Unidos que atuava no Brasil, em resposta a uma medida semelhante imposta contra um delegado brasileiro.

“Retirei, com pesar, as credenciais de um servidor dos EUA pelo princípio da reciprocidade”, declarou Rodrigues.

Segundo o diretor-geral, a decisão segue o procedimento adotado pelos EUA e ocorre enquanto o governo brasileiro aguarda esclarecimentos oficiais sobre o episódio.

Na segunda-feira (20), o governo dos Estados Unidos solicitou que um delegado da Polícia Federal do Brasil deixasse o país, após sua atuação no caso envolvendo a detenção do ex-deputado federal Alexandre Ramagem, ocorrida na semana passada na Flórida.

O ex-parlamentar ficou dois dias sob custódia das autoridades migratórias norte-americanas, sendo posteriormente liberado e autorizado a retornar ao seu domicílio.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, o Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos EUA não compromete o agente brasileiro pelo nome, mas afirmou que sua conduta representou uma tentativa de "manipular" o sistema migratório norte-americano.

O delegado Marcelo Ivo de Carvalho, que atuava como oficial de ligação da PF na Flórida, colaborava com o Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos EUA (ICE).

Com informações da Sputinik Brasil