ONU condena ataque no Líbano que matou soldado francês das forças de paz
António Guterres pede fim das hostilidades após ofensiva que deixou um morto e três feridos na Unifil
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou neste sábado, 18, o ataque contra as forças de paz da Unifil no Líbano, que resultou na morte de um soldado francês e deixou outros três feridos.
“Condeno veementemente o ataque de sábado à Unifil”, declarou Guterres em sua conta no X. “Estendo minhas mais profundas condolências à família, amigos e colegas do soldado da paz falecido, e desejo uma recuperação completa e rápida aos soldados da paz feridos”, acrescentou.
Segundo informações das forças de paz da ONU e de autoridades francesas, o ataque foi provavelmente realizado pelo grupo Hezbollah, apoiado pelo Irã. De acordo com Guterres, este já é o terceiro incidente nas últimas semanas que resulta em morte de soldados da paz em serviço no Líbano.
“Esses ataques devem parar. Todos os atores devem respeitar a cessação das hostilidades e o cessar-fogo”, reforçou o secretário-geral.