POLÍTICA ESTADUAL

Novo presidente da Alerj busca diálogo com governador interino e STF sobre sucessão no Rio

Douglas Ruas, recém-eleito à frente da Assembleia Legislativa, prioriza articulação institucional para definir linha sucessória após afastamento de Cláudio Castro.

Publicado em 17/04/2026 às 15:50
Douglas Ruas Reprodução / Instagram

O presidente eleito da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Douglas Ruas (PL), afirmou nesta sexta-feira (17) que pretende se reunir ainda hoje com o governador interino, desembargador Ricardo Couto, presidente do Tribunal de Justiça do Estado, para discutir a linha sucessória no Executivo fluminense.

Ruas descartou recorrer ao Judiciário neste momento e enfatizou que a condução do governo deve ser construída por meio do diálogo entre os Poderes. "Eu pretendo, tão logo encerrar essa coletiva aqui, procurar o governador em exercício, desembargador Ricardo Couto, e, após esse diálogo institucional, tomaremos as decisões que sejam as melhores para os cidadãos do Rio de Janeiro", declarou.

O novo presidente da Alerj também afirmou que buscará interlocução com o Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhar os desdobramentos das ações que discutem o formato de escolha do próximo governador — seja por eleição direta ou indireta.

Questionado sobre a possibilidade de assumir o governo interinamente, Ruas evitou antecipar qualquer decisão, ressaltando que a definição dependerá das conversas com outras instituições.

Mesmo após a eleição do novo presidente da Assembleia, o entendimento do STF é pela manutenção de Ricardo Couto no comando do Executivo estadual até que a Corte defina o formato da eleição-tampão para a sucessão de Cláudio Castro.

Por Sputnik Brasil