Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Creditag por risco econômico
Cooperativa de crédito de pequeno porte teve bens de ex-administradores bloqueados após decisão do BC
O Banco Central (BC) decretou nesta quinta-feira, 16, a liquidação extrajudicial da Cooperativa de Crédito, Poupança e Serviços Financeiros (Creditag). A medida foi tomada devido ao "grave comprometimento da situação econômico-financeira" da instituição, o que expunha os credores quirografários — aqueles com créditos não garantidos — a riscos anormais.
De acordo com o BC, a Creditag é uma cooperativa de crédito de pequeno porte, classificada no segmento S5 da regulação prudencial. Em dezembro de 2025, a instituição representava cerca de 0,0000226% do ativo total do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Para conduzir o processo de liquidação, o BC nomeou o servidor aposentado Antônio Luiz Jardim, da J&J Consultoria em Gestão e Controles Ltda., como liquidante. Jardim já atuou em processos semelhantes, como nas liquidações da Um Investimentos S.A., Banco Neon S.A. e da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores de Porto Alegre (Municred).
Além disso, o Banco Central determinou a indisponibilidade dos bens de diversos ex-administradores da Creditag: Acebíades Diogo, Alcindo Borges de Oliveira, Clarimundo José de Resende Neto, Cleuma Santos Rodrigues, Telma Oliveira Mendonça Dias, Valdine Silva Oliveira e Wolmir Ribeiro Flores.