EUA suspendem sanções contra presidente interina da Venezuela
Decisão ocorre em meio à cooperação entre Caracas e Washington para ampliar produção de petróleo e atrair investimentos americanos.
O governo dos Estados Unidos suspendeu nesta quarta-feira, 1º, as sanções contra a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez. A medida ocorre em meio a uma aproximação entre Caracas e Washington voltada à expansão da produção de petróleo venezuelano e ao incentivo ao investimento estrangeiro americano.
Delcy Rodríguez celebrou a decisão, classificando-a como "um passo significativo na direção certa" para a normalização das relações bilaterais. "Confiamos que esse avanço e essa determinação acabarão levando ao levantamento das sanções adicionais ainda em vigor contra o nosso país, o que permitirá o rápido desenvolvimento econômico, investimentos e uma agenda eficaz de cooperação bilateral em benefício de nossos povos", escreveu a dirigente em sua conta no X.
Rodríguez e seu irmão, Jorge Rodríguez, haviam sido alvo de sanções dos EUA durante o primeiro mandato de Donald Trump, devido ao suposto envolvimento em ações que teriam enfraquecido a democracia venezuelana. Por ora, apenas Delcy foi retirada da lista, enquanto outros ex-integrantes do governo de Nicolás Maduro permanecem sob sanções americanas.
Segundo informações da Reuters, o governo venezuelano se prepara para assumir os conselhos de administração das subsidiárias americanas da estatal petrolífera PDVSA, incluindo a Citgo Petroleum.
Ao mesmo tempo, refinarias indianas têm se destacado como grandes compradoras do petróleo venezuelano, de acordo com a Bloomberg. O país asiático passou a ocupar o espaço deixado pela China, que reduziu suas compras após a decisão dos EUA de controlar as vendas de petróleo da Venezuela. As exportações para a Índia aumentaram mais de quatro vezes em março, superando as remessas destinadas aos Estados Unidos.