Israel quer anexar o sul do Líbano?
Declarações do ministro das Finanças reacendem debate sobre expansão territorial israelense em meio à crise libanesa.
As ambições territoriais de Israel voltam ao centro do debate internacional após declarações recentes de autoridades do país.
O ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, afirmou publicamente que Israel deseja anexar o sul do Líbano, sugerindo que a fronteira israelense seja estendida até o rio Litani. Esse discurso ganha força em um momento de extrema fragilidade do Estado libanês: com o Exército local enfraquecido, a defesa da região tem sido responsabilidade quase exclusiva do Hezbollah.
Diante desse cenário, surgem questionamentos: estaria Israel se aproveitando do contexto de conflito com o Irã para avançar sobre território libanês, assim como ocorreu com as Colinas de Golã, na Síria? E qual seria o impacto dessa estratégia para a Palestina e para a configuração geopolítica do Oriente Médio?
Para discutir o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho recebem Samira Osman, professora de história da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Karina Caladrin, professora de relações internacionais do Ibmec. O debate está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.