México enviará representantes aos EUA para discutir bloco comercial na quarta-feira
Ministro da Economia mexicano participará de reunião em Washington para debater futuro do TMEC e tarifas impostas pelos EUA
O governo do México anunciou nesta segunda-feira, 16, que o ministro da Economia, Marcelo Ebrard, viajará a Washington para uma reunião com autoridades comerciais dos Estados Unidos, marcada para a próxima quarta-feira. O encontro tem como objetivo discutir a relação comercial entre os dois países.
“O México irá propor a manutenção do TMEC (USMCA, em inglês) e a eliminação de tarifas. Cabeça fria e firmeza nos guiarão”, afirmou Ebrard em publicação na rede social X.
Os Estados Unidos têm exigido mudanças no tratado. O principal negociador comercial americano declarou ao Politico, em dezembro, que o então presidente Donald Trump estaria disposto a retirar os EUA do acordo caso não obtenha as condições desejadas.
No ano passado, Trump sugeriu ainda que os EUA poderiam negociar acordos separados com Canadá e México, encerrando o bloco comercial considerado essencial por governos anteriores para competir com China e União Europeia. As negociações, inicialmente previstas para hoje, foram adiadas para a próxima quarta-feira.
Com informações da Associated Press