Trump aumenta pressão sobre Cuba e diz que se sentiria 'honrado' em tomar o país
Presidente dos EUA volta a ameaçar Havana após crise energética e operação contra Maduro na Venezuela
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou o tom nesta segunda-feira, 16, ao sugerir novamente uma possível ação militar contra Cuba, afirmando que espera ter “a honra de tomar” o país.
“Acredito sinceramente que terei a honra de tomar o controle de Cuba, de alguma forma”, declarou Trump no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, ao ser questionado sobre uma eventual intervenção militar no governo de Havana.
O republicano já havia pressionado o regime cubano a “chegar a um acordo” ou enfrentar consequências, intensificando as ameaças após a operação americana na Venezuela, que resultou na captura do líder Nicolás Maduro e sua extradição aos EUA para julgamento por narcoterrorismo. No início deste mês, Trump também afirmou que Cuba “vai cair muito em breve”, em referência ao agravamento da crise energética no país.