POLÊMICA NO AMBIENTE ACADÊMICO

Alunos do ITA desenvolvem jogo polêmico que simula fuga de adolescente em ilha de Epstein

Projeto acadêmico apresentava situações de violência inspiradas em escândalo internacional; ITA e entidades repudiam e reforçam ações de conscientização

Publicado em 13/03/2026 às 19:50
Alunos do ITA desenvolvem jogo polêmico que simula fuga de adolescente em ilha de Epstein Reprodução

Alerta: O texto a seguir aborda temas sensíveis como violência contra a mulher, violência doméstica e estupro. Se você se identifica ou conhece alguém que está passando por esse tipo de problema, ligue 180 e denuncie.

Um grupo de alunos do curso de Engenharia de Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) apresentou, na quarta-feira (11), um projeto de jogo de computador em sala de aula, no qual o enredo envolvia o financista americano Jeffrey Epstein. O jogo simulava a situação de uma adolescente de 15 anos sequestrada, mantida em uma ilha por seis homens, que precisava fugir para sobreviver.

A proposta do jogo colocava a personagem feminina menor de idade em situações de perseguição, fazendo referência ao caso Epstein, condenado por comandar uma rede internacional de exploração sexual de menores. A apresentação ocorreu durante uma atividade acadêmica da disciplina de desenvolvimento de jogos.

Jeffrey Epstein foi um financista norte-americano que iniciou sua carreira como professor de matemática em Nova York, mas fez fortuna no mercado financeiro e se tornou conhecido por suas conexões com políticos, artistas e celebridades, incluindo o ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Epstein foi condenado por crimes sexuais e sua trajetória ficou marcada por escândalos internacionais.

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), informou que a atividade fazia parte de uma aula do ITA voltada à concepção de jogos interativos, com o objetivo de desenvolver habilidades de programação e estruturação de código.

Segundo o órgão, os estudantes foram convidados a apresentar propostas iniciais de temas a serem trabalhados ao longo do bimestre, exclusivamente no âmbito acadêmico.

O ITA declarou que o tema foi imediatamente descartado assim que identificado como inapropriado e que o caso está sendo tratado de forma célere e responsável, conforme as normas vigentes da instituição.

"Ações de conscientização serão reforçadas junto à comunidade discente por meio do Grupo de Trabalho de Equidade de Gênero e demais órgãos da estrutura administrativa e acadêmica do Instituto", informou o ITA em nota oficial.

A Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), o Centro Acadêmico Santos Dumont (CASD) e a Associação Atlética Acadêmica do ITA publicaram notas de repúdio ao episódio, ressaltando que é inaceitável tratar com banalidade a violência sexual. As entidades reforçaram que a atitude não reflete os valores da instituição.

Em meio às manifestações de repúdio, alunas e ex-alunas relataram que episódios semelhantes já ocorreram anteriormente, sem mudanças efetivas. Algumas estudantes manifestaram preocupação com a própria segurança dentro do ITA.