Trump notificou líderes do Congresso antes de ataques ao Irã, diz presidente da Câmara
Mike Johnson afirma que Grupo dos Oito recebeu briefing sobre possível ação militar para proteger cidadãos e tropas dos EUA.
O presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Mike Johnson, afirmou neste sábado, 28, que os principais líderes do Congresso foram notificados no início da semana sobre a possibilidade de um ataque militar ao Irã. A declaração foi feita por meio de uma postagem em rede social.
Segundo Johnson, o chamado Grupo dos Oito, composto pelos principais líderes do Congresso, recebeu um briefing detalhado sobre uma possível ação militar necessária para proteger tropas e cidadãos americanos no Irã.
"Recebi atualizações do secretário de Estado, Marco Rubio, posteriormente e permanecerei em contato próximo com o presidente e o Departamento de Guerra à medida que esta operação prossegue", escreveu Johnson.
No comunicado, o presidente da Câmara destacou que o Irã está "enfrentando as graves consequências de suas ações malignas".
Johnson também defendeu que "o presidente Trump e o governo fizeram todos os esforços para buscar soluções pacíficas e diplomáticas em resposta às contínuas ambições e ao desenvolvimento nuclear do regime iraniano, ao terrorismo e ao assassinato de americanos – e até mesmo de seu próprio povo".
Na manhã deste sábado, 28, Estados Unidos e Israel lançaram um ataque conjunto ao Irã. De acordo com a imprensa iraniana, todo o território está sob ataque. O Irã já iniciou a retaliação, lançando mísseis balísticos contra Israel e bases americanas no Oriente Médio.
O presidente Donald Trump confirmou o ataque em suas redes sociais, prometendo devastar as forças armadas iranianas, eliminar o programa nuclear do país e promover uma mudança de governo. O exército israelense relatou que "dezenas de alvos militares" foram atingidos até o momento.