CRISE BANCÁRIA

Haddad afirma que crise do Banco Master não representa risco sistêmico

Ministro da Fazenda destaca atuação do FGC e classifica situação como a maior fraude bancária do Brasil.

Publicado em 27/02/2026 às 19:50
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (27) que a crise envolvendo o Banco Master não representa risco sistêmico para o sistema financeiro. Segundo ele, a atuação do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) está sendo fundamental para conter os efeitos negativos da liquidação da instituição.

Em entrevista ao Flow News, Haddad reconheceu, no entanto, que a situação é uma "pancada" para o sistema financeiro nacional. O ministro ressaltou ainda que o episódio configura a "maior fraude bancária da história do Brasil e talvez uma das maiores do mundo". O esquema, segundo ele, teve início há cerca de sete anos e só veio à tona recentemente.

Em novembro de 2025, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master. A decisão foi motivada por uma grave crise de liquidez e comprometimento significativo da situação econômico-financeira do banco, entre outros fatores identificados pela autarquia.