SOLIDARIEDADE EM MEIO À TRAGÉDIA

Chuva em Juiz de Fora: voluntários se mobilizam no resgate de animais

Tempestade histórica provoca mortes, desabrigados e mobiliza ações de solidariedade e proteção animal na cidade mineira.

Publicado em 25/02/2026 às 19:43
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

A forte chuva que atingiu Juiz de Fora no fim da tarde de segunda-feira, 23, persistiu por mais de cinco horas, alagando ruas e provocando o transbordamento de rios. Voluntários da associação Amor Não Tem Raça enfrentaram a enxurrada para alcançar a sede da entidade, que abriga cães e gatos. Com a elevação rápida das águas, a principal preocupação era salvar os animais de possíveis afogamentos.

Após 1h da madrugada, com o suporte do Corpo de Bombeiros e um bote, os voluntários conseguiram acessar o canil. Embora a água já tivesse invadido as instalações, todos os animais foram resgatados. Dois cães apresentavam ferimentos e um terceiro precisou de internação, mas todos já estão fora de risco.

A tempestade devastou Juiz de Fora entre a noite de segunda e a madrugada de terça-feira, deixando pelo menos 46 mortos e mais de 400 desabrigados. Muitas pessoas seguem desaparecidas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu naquela noite mais do que o previsto para todo o mês de fevereiro.

O município enfrenta o fevereiro mais chuvoso de sua história, com 589 milímetros acumulados até o momento — mais de três vezes o volume esperado, que é de 170 milímetros.

De acordo com a coordenadora da associação, Miriam Neder, durante o resgate, por volta de 1h30 de terça-feira, alguns cães já não conseguiam mais tocar o chão e outros haviam escapado para o pátio de uma empresa vizinha à sede.

"O gatil também foi inundado, mas, como os gatos têm muitos nichos nas paredes e uma bancada, foi mais tranquilo", relatou. "Perdemos tudo que tínhamos, mas estamos todos salvos. Agora é limpar a sujeira e recomeçar."

Miriam informou pelas redes sociais que necessita de ração para cães e material de limpeza, fazendo um apelo por doações.

"Força não nos faltará", concluiu.

Em meio à tragédia, gestos de solidariedade se multiplicam. A Associação dos Motoboys, Motogirls e Entregadores de Juiz de Fora mobilizou seus membros para ajudar na distribuição de doações. A Tropa Solidária, como foi batizada, está recolhendo e entregando donativos pela cidade.

De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Juiz de Fora possui a nona maior população do Brasil vivendo em áreas de risco. Dos 540 mil habitantes, aproximadamente 130 mil estão suscetíveis a deslizamentos, inundações e enxurradas.