Estudo revela que detritos espaciais poluem atmosfera com metais durante reentrada
Pesquisadores alemães detectam aumento de íons de lítio no ar após passagem de foguete Falcon 9
Utilizando lasers altamente sensíveis, cientistas do Instituto de Física Atmosférica Leibniz, na Alemanha, identificaram uma nuvem de poluição de lítio gerada pela reentrada de parte do foguete SpaceX Falcon 9 nas camadas superiores da atmosfera, conforme noticiado pelo portal Science Alert.
De acordo com o estudo liderado por Robin Wing, a equipe registrou um aumento claro e repentino na concentração de íons de lítio, provenientes de baterias e caixas metálicas artificiais utilizadas em satélites. Esses resíduos diferem significativamente dos materiais meteoríticos naturais.
Por meio de modelagem de trajetória atmosférica, os pesquisadores rastrearam o momento e a altitude exatos da liberação do lítio, diretamente ao longo da passagem do estágio descartado do Falcon 9. O foguete queimou após atravessar a termosfera inferior em direção à mesosfera, sobre o Oceano Atlântico, a oeste da Irlanda.
Fonte: Sputinik Brasil