SEGURANÇA PÚBLICA

Presidente do México pede calma após morte de líder de cartel em operação militar

Claudia Sheinbaum orienta população a manter a calma e acompanhar informações oficiais após ação que resultou na morte de El Mencho, chefe do cartel Jalisco Nova Geração.

Publicado em 22/02/2026 às 20:49
Claudia Sheinbaum pede calma após operação militar que matou líder do cartel Jalisco Nova Geração. © Foto / Governo do México

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, fez um apelo à população para que mantenha a calma e busque informações confiáveis após a morte do líder do maior cartel de drogas do país.

A declaração foi publicada em seu perfil na rede social X, onde Sheinbaum também agradeceu ao Exército e às forças de segurança pelo trabalho realizado na operação.

"Há total coordenação com todos os governos estaduais. Devemos permanecer informados e calmos", afirmou a presidente.

No domingo (22), o Ministério da Defesa do México anunciou a realização de uma operação para capturar Ruben Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como El Mencho, líder do cartel Jalisco Nova Geração. Conforme as autoridades, El Mencho ficou gravemente ferido durante a ação e não resistiu enquanto era transportado para a Cidade do México.

Após a divulgação da morte do narcotraficante, houve relatos de incêndios em veículos e bloqueios de estradas no estado de Jalisco.

Sheinbaum informou ainda que foi atualizada pela Secretaria de Defesa Nacional sobre a operação, conduzida pelo Exército Mexicano e pela Guarda Nacional na manhã do mesmo dia.

De acordo com a presidente, o Gabinete de Segurança segue atualizando a população sobre a evolução do caso e, na maior parte do país, a rotina segue normalmente.

Por Sputnik Brasil