Com Daniela Mercury, Consolação volta a ter megabloco após tumulto no pré-carnaval de SP
Após episódios de superlotação e mudanças no esquema de segurança, a cantora baiana encerra o carnaval de rua paulistano com o Pipoca da Rainha.
A Rua da Consolação, no centro de São Paulo, voltou a ser palco de um megabloco neste domingo (22), com o cortejo Pipoca da Rainha, comandado pela baiana Daniela Mercury. O desfile teve início pouco depois das 14h e marcou o encerramento do carnaval de rua da capital paulista sob uma fina chuva.
O local foi cenário de tumultos há duas semanas, durante o pré-carnaval, quando dois megablocos – Acadêmicos do Baixo Augusta e o DJ escocês Calvin Harris – desfilaram em horários próximos, provocando caos e superlotação.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) chegou a classificar o pré-carnaval como um "sucesso", mas, diante dos problemas, a Prefeitura anunciou mudanças para evitar aglomerações e garantir a segurança dos foliões.
Entre as medidas adotadas neste domingo, está o controle mais rigoroso de acesso, com restrição de entrada após atingida a capacidade máxima e revista feita por seguranças privados. A intenção é repetir o esquema utilizado no Ibirapuera, que concentrou a maioria dos megablocos neste carnaval. Ainda neste domingo, a área próxima ao parque na zona sul recebeu Léo Santana e Pedro Sampaio.
Um representante da Prefeitura acompanhou o desfile dentro dos trios elétricos, coordenando o andamento dos carros. Na altura da Rua Sergipe, próximo ao Cemitério da Consolação, foi montada uma rota especial para ambulâncias e atendimento médico.
A Prefeitura também removeu tapumes que haviam sido instalados no entorno da Praça Roosevelt, flexibilizando o isolamento que vinha sendo adotado nos últimos anos. "(No Calvin Harris) Ali pela Roosevelt, onde seria a dispersão, tinha bastante obstrução", relatou o empresário Thomas Machado, de 27 anos. "O pessoal acabou se machucando porque se empurraram bastante", acrescentou.
Segundo foliões, a retirada dos tapumes tornou o acesso mais tranquilo e diminuiu as obstruções. "Moro ali perto e hoje tiraram os tapumes, pelo menos mais pro final, e ficou mais tranquilo, menos obstruído", comentou um dos presentes.
Daniela Mercury destacou a importância da diversidade musical e aproveitou para fazer um apelo político. "O que não pode faltar são músicas muito bonitas", disse, citando Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elza Soares e Zé Ramalho. "Que a gente não esqueça neste ano de eleição que a democracia é preciosa", afirmou a cantora.
O clima de celebração contagiou os foliões. "Daniela é sempre uma energia lá em cima. Vim no bloco nos últimos três anos, também fui no bloco dela lá em Salvador. É maravilhoso!", celebrou o bancário Caio Andrade, 38, que acompanhou o trio com amigos.