ANP interdita unidade da Vibra Energia em Volta Redonda após explosão
Explosão em tanque de etanol leva agência a suspender operações e interditar equipamentos no município fluminense
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) interditou uma unidade da Vibra Energia em Volta Redonda (RJ) após a explosão de um tanque de armazenamento de etanol.
Entre as medidas adotadas estão a interdição dos tanques e demais equipamentos, a proibição da movimentação de produtos perigosos e a suspensão de todas as atividades da unidade até nova autorização da agência reguladora.
Segundo comunicado da ANP, a ação está fundamentada na Lei nº 9.847/1999 e tem como objetivo proteger pessoas, patrimônios e o meio ambiente diante dos riscos de explosões e vazamentos identificados no local. Polícia Civil e Corpo de Bombeiros continuam investigando as causas do incidente.
A explosão aconteceu na madrugada deste domingo (22). Conforme informações atualizadas pela Defesa Civil de Volta Redonda, o tanque envolvido tinha capacidade para dois milhões de litros de álcool e, no momento do acidente, armazenava cerca de 350 mil litros do produto.
De acordo com a direção da Vibra Energia, repassado às autoridades, havia um serviço de manutenção com solda sendo realizado no local no momento da explosão.