ECONOMIA INTERNACIONAL

Alckmin vê tarifa global de Trump como oportunidade para indústria brasileira

Presidente em exercício avalia que padronização de alíquota nos EUA pode ampliar competitividade do Brasil

Publicado em 22/02/2026 às 14:21
Geraldo Alckmin avalia impacto positivo de tarifa global dos EUA para exportações brasileiras. © Sputnik / Guilherme Correia

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou que a decisão do líder norte-americano, Donald Trump, de fixar uma tarifa global de 15% sobre importações pode beneficiar a competitividade brasileira. A declaração foi dada ao jornal O Globo neste domingo (21), durante agenda em Aparecida (SP).

Alckmin participou do lançamento da Campanha da Fraternidade, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Segundo ele, a padronização da alíquota cria condições mais equilibradas de concorrência para o Brasil.

O presidente em exercício destacou que, anteriormente, produtos brasileiros enfrentavam tarifas mais altas em relação a outros países. Com a nova regra, o Brasil teria maior espaço no mercado norte-americano, especialmente para exportações de produtos industrializados.

Alckmin também considerou a medida justa, ao lembrar que a tarifa média de entrada de produtos dos Estados Unidos no Brasil é de 2,7%.

Ele avaliou ainda que a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos, prevista para março, pode abrir caminho para ampliar o diálogo bilateral. Alckmin ressaltou que, embora os EUA sejam o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, são relevantes por importarem itens de maior valor agregado, como manufaturados, motores e máquinas.

O presidente em exercício demonstrou preocupação com a manutenção de investigações comerciais contra o Brasil, incluindo questionamentos sobre o sistema de pagamentos Pix, que, segundo Alckmin, serão devidamente esclarecidos.

Por Sputnik Brasil