Rostec entrega novos mísseis ao Exército russo para reforçar defesa contra ATACMS e Storm Shadow
Sistemas Pantsir recebem lote de mísseis guiados capazes de ampliar arsenal e enfrentar ameaças avançadas
O consórcio russo Vysokotochnye Kompleksy (Sistemas de Alta Precisão), que integra a estatal Rostec, entregou ao Ministério da Defesa da Rússia um novo lote de mísseis guiados antiaéreos destinados aos sistemas de defesa Pantsir.
Segundo a Rostec, os novos mísseis de interceptação próxima para o Pantsir permitem ampliar o número de munições nos lançadores, passando de 12 para até 48 unidades.
"Foram enviados às tropas tanto mísseis padrão quanto mísseis antiaéreos guiados de interceptação de curto alcance", destaca a nota oficial.
O comunicado detalha que o lote inclui uma combinação de mísseis antiaéreos padrão e minimísseis guiados, reforçando a versatilidade e a eficiência dos sistemas Pantsir, considerados entre os mais avançados de sua categoria.

A Rostec ressalta ainda que esses mísseis garantem a proteção do espaço aéreo russo e têm suas capacidades confirmadas em operações reais.
"[Os mísseis] são responsáveis pela destruição de alvos complexos, incluindo mísseis ATACMS e Storm Shadow, além de se destacarem em duelos contra mísseis HARM de alta velocidade", informa a publicação.
Os mísseis de interceptação de curto alcance para o Pantsir são projetados para enfrentar uma ampla variedade de ameaças aéreas em seu raio de ação.
Testes anteriores comprovaram as principais características dos novos mísseis, assim como a eficácia das soluções técnicas empregadas.
Com informações de Sputnik Brasil