Estado Islâmico chama presidente interino da Síria de 'marionete' e incita novos ataques
Grupo terrorista divulga áudio criticando Ahmad al-Sharaa e convoca seguidores a atacar alvos judeus e ocidentais
O grupo Estado Islâmico divulgou uma mensagem de áudio neste sábado, 21, na qual critica duramente o presidente interino da Síria, Ahmad al-Sharaa, chamando-o de "marionete sem alma" sob controle de países ocidentais. Segundo a mensagem, o destino de al-Sharaa deverá ser semelhante ao do ex-líder sírio Bashar Assad.
O pronunciamento, feito pelo porta-voz identificado como Abu Huzaifa al-Ansari, também convoca seguidores do Estado Islâmico em todo o mundo a promoverem ataques contra alvos judeus e ocidentais, retomando práticas de anos anteriores.
Al-Ansari afirmou que o Irã e Assad foram substituídos "por um regime sujeito à influência americana". "A Síria hoje é governada pelos Cruzados após a imposição de um líder que é uma marionete sem alma", declarou. Ele ainda prometeu novos ataques no país, dizendo que "a Síria entrou em uma nova era de defesa e que os comboios de jihad eventualmente marcharão na Síria".
Este é o primeiro áudio divulgado pelo grupo em meses e surge após o Estado Islâmico ser responsabilizado por ataques recentes que causaram dezenas de mortos ou feridos na Síria, Iraque, Paquistão e outras regiões.
Apesar da derrota do grupo no Iraque em 2017 e na Síria em 2019, células adormecidas do Estado Islâmico continuam a realizar ataques letais nos dois países, onde já chegaram a declarar um califado.
Fonte: Associated Press.
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.