POLÍTICA INTERNACIONAL

Decisão da Suprema Corte dos EUA sobre tarifas desafia estratégias comerciais de Trump

Analista aponta que decisão judicial complica ações do ex-presidente, mas pode levar à adoção de medidas ainda mais duras no comércio internacional.

Por Por Sputnik Brasil Publicado em 21/02/2026 às 18:45
Suprema Corte dos EUA decide sobre tarifas de Trump e abre caminho para novas estratégias comerciais. © AP Photo / Mark Schiefelbein

A recente decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que considerou ilegais as tarifas amplas impostas pelo então presidente Donald Trump, deve tornar o cenário comercial mais desafiador para o ex-mandatário. Contudo, segundo o analista financeiro Tom Luongo, a medida abre espaço para que Trump adote 'opções nucleares' em sua política comercial.

Entre as alternativas, Luongo destaca o artigo 338 da Lei Tarifária Smoot-Hawley de 1930, que autoriza a aplicação de tarifas de até 50% contra países que discriminam o comércio norte-americano.

De acordo com o analista, as tarifas eram uma abordagem 'amigável' de Trump para remodelar o comércio dos EUA, com o objetivo de reconstruir tanto a indústria quanto o consumo doméstico.

"Quem pensa que Trump não está disposto a ir para o próximo nível está muito enganado", avalia Luongo.

Para ele, a decisão da Suprema Corte dificulta a reformulação da política comercial, mas Trump pode adotar estratégias inversas, inclusive contestando a decisão judicial e enfrentando possíveis litígios relacionados à devolução de receitas tarifárias já arrecadadas.

Luongo ressalta que tais processos seriam "extremamente complexos", devido ao sistema judicial norte-americano, que considera defasado para lidar com as demandas atuais. "Vai ficar preso nos tribunais... Eles sobreviverão a Trump nos tribunais", afirma.

Em resposta à decisão da Suprema Corte, Trump já prometeu elevar a tarifa global dos EUA para 15%.