Militares dos EUA transportam reator nuclear em operação inédita
Pentágono e Departamento de Energia realizam voo experimental para acelerar uso de microrreatores e atender à demanda crescente por energia.
Pela primeira vez, o Pentágono e o Departamento de Energia dos Estados Unidos (DoE) transportaram um pequeno reator nuclear da Califórnia para Utah. A operação, realizada na semana passada, marca um passo significativo na estratégia do governo Donald Trump para ampliar o uso militar e civil da energia nuclear, especialmente diante do aumento da demanda por eletricidade para inteligência artificial e data centers.
O secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, e o subsecretário de Defesa, Michael Duffey, acompanharam o reator de 5 megawatts durante o voo realizado no último dia 15. Segundo eles, a iniciativa representa um avanço nos esforços para acelerar o licenciamento comercial dos microrreatores, integrando um movimento mais amplo da administração Trump para transformar o cenário energético norte-americano.
Fonte: Associated Press.
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.