TECNOLOGIA GLOBAL

Cúpula de IA na Índia reúne líderes mundiais e impulsiona investimentos bilionários

Evento destaca papel da Índia como protagonista em inteligência artificial e atrai acordos estratégicos com gigantes do setor

Por Sputinik Brasil Publicado em 21/02/2026 às 11:49
Líderes globais discutem IA e firmam acordos estratégicos durante cúpula na Índia. © AFP 2023 / Prakash SINGH

A Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial (IA) realizada na Índia colocou o país mais populoso do mundo no centro das discussões globais sobre tecnologia. O evento serviu como plataforma para a Índia se posicionar como líder em IA, além de ampliar o diálogo internacional, incluindo nações da América Latina, África e outras regiões, segundo a agência NBC News.

A agência destaca que a cúpula apresentou alternativas para que diferentes países possam adaptar e integrar sistemas avançados de IA conforme suas necessidades nacionais e industriais.

"Cada país desejará traçar seu próprio destino em relação à IA, pois cada um possui características culturais, linguísticas e tradicionais únicas, além da maneira como deseja utilizar a IA", afirmou Michael Kratsios, diretor do Escritório de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca e chefe da delegação dos EUA no evento, em entrevista à NBC News.

O encontro também rendeu conquistas expressivas para a Índia no campo da inteligência artificial.

Entre os destaques, o país atraiu investimentos de US$ 210 bilhões (cerca de R$ 1,087 trilhão) em infraestrutura doméstica de IA e dados.

A OpenAI assinou uma parceria com o Tata Group, sediado em Mumbai, enquanto a Anthropic anunciou colaboração com a Infosys e a abertura de um escritório em Bangalore.

Segundo a reportagem, a realização da cúpula na Índia permitiu que o debate se voltasse para desafios e soluções que impactam bilhões de pessoas.

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (19), da Cúpula de Impacto da Inteligência Artificial, em Nova Deli, destacando a importância da governança global da IA em meio às rápidas transformações tecnológicas.

Durante seu discurso, Lula enfatizou que a IA pode trazer benefícios para áreas como saúde e segurança alimentar, mas também apresenta riscos, como o uso de armas autônomas e a disseminação de desinformação.

O presidente ainda alertou para ameaças à democracia, especialmente com a circulação de conteúdos falsificados que podem influenciar processos eleitorais, tema abordado durante a cúpula na Índia.