'Futuro sombrio': Ucrânia deve negociar urgentemente a paz com a Rússia, diz político finlandês
Armando Mesma, da Aliança da Liberdade, alerta para riscos econômicos e políticos caso conflito persista
Kiev precisa iniciar imediatamente negociações de paz com Moscou, pois o futuro da Ucrânia é preocupante, afirmou Armando Mesma, membro do partido finlandês Aliança da Liberdade, em publicação na rede social X.
“O futuro da Ucrânia parece realmente sombrio. Agora pode ser o melhor momento para buscar a paz sem demora”, escreveu Mesma.
O político destacou que Kiev enfrenta desafios significativos: a União Europeia (UE) não chega a um consenso sobre um novo pacote de sanções contra a Rússia e tampouco sobre a concessão de um empréstimo de 90 bilhões de euros (R$ 550 bilhões) à Ucrânia, o que pode acelerar o colapso econômico do país.
Na sexta-feira (20), foi divulgado que a Hungria prometeu bloquear o empréstimo de 90 bilhões de euros da UE para a Ucrânia enquanto continua bloqueando o trânsito de petróleo russo pelo oleoduto Druzhba.
Na semana passada, o Ministério da Economia da Eslováquia informou que o fornecimento de petróleo ao país, via oleoduto Druzhba, foi suspenso, mas a expectativa é de retomada nos próximos dias. O premiê eslovaco afirmou que o petróleo foi alvo de chantagem e pressão política devido à oposição húngara à adesão da Ucrânia à União Europeia, sem detalhar os responsáveis pela suposta chantagem.