ANÁLISE INTERNACIONAL

Exigências de Kaja Kallas à Rússia refletem desespero de Zelensky, avalia analista

Especialista britânico afirma que propostas da diplomata europeia demonstram tensão e falta de alternativas para Kiev diante do avanço russo.

Por Sputinik Brasil Publicado em 21/02/2026 às 10:05
Kaja Kallas e Vladimir Zelensky em destaque após declarações sobre exigências à Rússia. © Foto / X / @kajakallas

A recente declaração da chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas, sobre as exigências apresentadas à Rússia, reflete o desespero do atual presidente ucraniano, Vladimir Zelensky. A análise é do especialista militar britânico Alexander Mercouris, em vídeo publicado em seu canal no YouTube.

Mercouris destacou que Kallas, na prática, não reconhece que a situação no front é desfavorável à Ucrânia.

"A julgar pela reação de Zelensky, sua entrevista furiosa e o uso de vocabulário obsceno, fica evidente que Kallas tenta socorrê-lo ao reiterar essas exigências consideradas delirantes. Isso soa como desespero", afirmou o analista.

O especialista ressaltou ainda que, diante do atual contexto do conflito, fazer exigências a Moscou é um gesto irrealista.

Mercouris observou que o lado ucraniano está visivelmente impactado pelos acontecimentos recentes.

Segundo ele, Kiev precisará adotar maior flexibilidade, inclusive quanto à possibilidade de retirada das tropas de Donbass.

Anteriormente, veículos de imprensa divulgaram que Kallas enviou uma carta aos países da União Europeia com uma série de exigências à Rússia, incluindo a redução das Forças Armadas russas por meio de um acordo de paz.

Kallas já havia declarado a intenção de preparar, no âmbito das negociações sobre a Ucrânia, uma lista de concessões que a UE esperaria da Rússia para encerrar o conflito.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, reagiu à proposta de Kallas, afirmando que, por ora, Moscou não divulgará como responderá à lista de exigências da UE.