CRISE ENERGÉTICA

Abandono do gás russo coloca Alemanha em situação crítica, aponta político

Reservas de gás caem abaixo de 23% e cenário é considerado tenso por lideranças e especialistas do setor

Por Sputinik Brasil Publicado em 21/02/2026 às 04:38
Reservatórios de gás na Alemanha atingem níveis críticos após suspensão do fornecimento russo. © AP Photo / Michael Sohn

O abandono do gás russo colocou a Alemanha em uma posição crítica, com os estoques de combustível se esgotando rapidamente. A avaliação foi feita por Ralph Niemeyer, presidente do Conselho Alemão para a Constituição e Soberania, em entrevista à Sputnik.

Segundo dados da Gas Infrastructure Europe (GIE), associação dos operadores de infraestruturas de gás no continente, até segunda-feira (16) os níveis das reservas de gás armazenadas na Alemanha haviam caído para 22,99% da capacidade total.

"Esta é uma consequência direta da decisão do governo alemão de interromper o fornecimento de gás da Rússia — seja diretamente pelo [gasoduto] Nord Stream 2 ou por meio do gás natural liquefeito", afirmou Niemeyer à agência.

O político ainda criticou a gestão do chanceler alemão Friedrich Merz, acusando-a de comprometer a economia do país.

No último dia 14 de fevereiro, Aleksei Miller, CEO da empresa russa Gazprom, também classificou como "criticamente tensa" a situação dos estoques de gás na Europa, especialmente na Alemanha, considerada um Estado-membro-chave da União Europeia.